18/09/2018

Lipoaspiração

A partir de que idade pode ser realizada?
A Lipoaspiração é uma técnica que pode ser realizada geralmente a partir de 18 anos, ou seja, quando o paciente adquire maior idade. Antes, quando necessária por algum motivo, pode ser feita desde com devida autorização de responsável.

É verdade que depois de uma lipoaspiração, a gordura não volta a aparecer no mesmo local?
Como a população de células de gordura no local ficará diminuída, o paciente primeiramente engordará através do inchaço das células existentes para só depois de algum tempo, se o estímulo persistir, novas células são formadas. Já em outras áreas do corpo, que não foram lipoaspiradas a pessoa poderá engordar mais facilmente, pois o número de células estará preservado.

0 que é a Hidrolipo?
Hidrolipo, lipolight e minilipo são termos sinônimos. Hidro vem de água. Isso significa que é injetado água (soro fisiológico) e depois esta é aspirada. Na verdade, em todo procedimento de lipo grande, é injetado certa quantidade de soro e, tão logo, esse mesmo líquido é aspirado. Então, podemos dizer que estes nomes são comerciais. Hidrolipo é uma coisa antiga, técnica costumeira aos cirurgiões plásticos. Só que, as vezes, quando a área avaliada é considerada pequena, pode-se realizar o procedimento no consultório, mas apenas em áreas menores e não grandes areas como por exemplo, um abdome inteiro, um culote, uma meia coxa e um dorso no mesmo tempo cirurgico. Nestes casos, é necessário estar no centro cirúrgico.

Qual a quantidade de gordura que podemos tirar?
A quantidade máxima de gordura que pode ser extraída varia entre 5 a até 7% do peso do paciente.

É possível ter cicatrizes menores na lipoaspiração com as técnicas de hoje?
Cicatrizes são em torno de 0,8cm. Ficam bem discretas e posicionadas dentro do biquini ou sunga, no umbigo, nas costas na altura do sutiã, na dobra da axila na mama, no sulco da mama ou no sulco do bumbum, por exemplo. São cicatrizes geralmente pequenas que lembram muito a retirada de uma pinta na região, por exemplo. Então esse não figura como um problema.

Quanto tempo de uso de medicamentos pós-operatórios?
No período de pós-operatório, é indicado analgésicos, entre 4 e 7 dias que é, geralmente, um período de maior dor.

Em quanto tempo tem-se o resultado final com este procedimento?
A lipoaspiração é feita através de um furo pequeno por onde entra uma cânula que aspira toda a gordura e o trajeto desta cânula para lipoaspiração causa um trauma que varia de moderado a grande. Podemos notar isso através de inchaços e equimoses logo após o procedimento. Quem fez lipo sabe que dói só de tocar. Na primeira semana, a paciente fica bastante inchada e não vê resultado nenhum. Se pesar estará mais pesada que antes porque acumula muito liquido.

A partir da 1o semana, no pós-operatório, o corpo começa a desinchar. A drenagem pós- operatória é importante e o uso da cinta/malha compressiva ajuda a modelar o corpo da paciente. O tamanho e o tipo desta última dependem da área em que foi lipoaspirada. Além disso, o uso de placas abdominais pós-cirúrgicas tanto anterior quanto lateral ajudam para uma compressão mais uniforme (ao sentar, por exemplo, a cinta dobra e com o uso dessa placa, não marca a barriga). Colocamos a cinta por cima da placa e, a cada 7-15 dias, apertamos se necessário.

Em torno de 3-4 semanas (1o mês), a paciente estará 80% desinchado e começará a ver as curvas. Em 3 meses, o paciente já está 100% desinchado, no entanto a retração completa da pele dependerá da espessura da derme e da quantidade de fibras elásticas presentes e isso é mais lento, variando desde 6 meses para alguns pacientes até 1 ano para outros até que ocorra a completa retração da pele. Neste período, o paciente nota que está magro, mas “a pele ainda não voltou”.

É importante destacar que quanto menor a necessidade de retirada de gordura na lipo, mais rápido é o resultado.