18/09/2018

Lipoenxertia

Quem nunca sonhou em retirar algumas gordurinhas extras de uma região do corpo e coloca-las em outra?

Lipoenxertia é uma técnica de cirurgia plástica que usa a gordura do próprio corpo para preencher, definir ou dar volume a certas partes do corpo, como glúteos, seios, coxas, face, por exemplo.
Para realizar esta técnica, é necessário retirar gordura de outras regiões onde ela se encontra em excesso, como abdome, dorso ou coxas por exemplo. Para isso é realizada uma lipoaspiração que remove a gordura localizada de locais indesejados e também pode ajudar a esculpir, afinar e definir a região onde é realizada.

A lipoenxertia é realizada pelo cirurgião plástico, em hospitais, e seu preço é muito variável de acordo com o tipo de cirurgia, o local onde é feita e da equipe médica que será necessária para a realização do procedimento.

Para que serve?

Esta técnica é geralmente indicada para pessoas que estejam insatisfeitas com a sua aparência ou com alguma região do seu corpo. Algumas das principais indicações são:

1. Nos seios
A lipoenxertia pode ser feita para aumentar o volume ou suavizar o aspecto da prótese de silicone, dando um aspecto mais natural e até, em alguns casos, substituir as próteses. Além disso, pode ser indicada para corrigir pequenos defeitos e assimetrias como por exemplo pós- reconstrução de mama.

Como um exemplo, vamos supor que a paciente tem uma mama um pouco menor e esteja faltando colo, então faz-se um furinho na aréola e injeta-se gordura neste local, através de uma microcânula, simetrizando as 2 mamas. Também podemos usar a lipoenxertia em casos de rippling (“dobras” após o implante que reflete em ondulações na pele), comum quando a paciente é muito magra e com pouco tecido mamário.

2. Nos glúteos
Esta técnica também é indicada para aumentar o tamanho dos glúteos, bem como corrigir assimetrias, diferenças nos tamanhos ou defeitos nas nádegas. Também pode se estender às coxas para dar maior definição e volume.

3. No rosto
É possível tirar gordura do corpo e colocar na face?

Sim, como preenchimento é possível. Com o envelhecimento, vamos perdendo volume em determinadas áreas da face e, a mais comum é a região malar. Neste caso, podemos coletar gordura, prepará-la e reinjetar nessa região, por exemplo. Podemos realizar este procedimento também no queixo, no contorno da mandíbula, no sulco nasogeniano, na região periorbital, lobo de orelha para harmonização facial e para combater o envelhecimento.

A lipoenxertia nessa região é muito usada para complementar o resultado de um lifting facial para dar resultado mais natural ou mesmo em pacientes jovens que não tem necessidade de lifting e faz só enxerto de gordura para amenizar marcas de expressão, volumizar o rosto ou queira realizar técnicas para suavizar e deixar o rosto mais harmônico e mais bonito.

4. Grandes Lábios vaginais
A lipoenxertia também pode ser usada inclusive para aumentar ou definir os grandes lábios vaginais.

5.Depressões diversas
A lipoenxertia também é indicada pós ressecções tumorais (solta aderências e injeta no local desejado), pós acidentes, pós lipoaspiração, ou até mesmo depressões naturais presentes em determinadas pacientes como por exemplo, na lateral da coxa.

6. Cicatrizes
É ainda indicada para melhora da qualidade da pele como nas pacientes pós radioterapia e com sequelas cicatriciais (ex: pós queimaduras).

Como é feita
A lipoenxertia, deve ser feita por um cirurgião plástico que irá começar por selecionar e aspirar gordura de certas partes do corpo doadoras, como coxas e abdome, por exemplo, através da realização de uma lipoaspiração.

Depois disso, a gordura é tratada e purificada de forma a remover o sangue e outros restos celulares. Quando a gordura recolhida é tratada e pronta, ela irá então ser enxertada na região pretendida usando cânulas, através da realização de injeções da referida gordura.

Aqui pode até ser usado anestesias menores, tempo de internação menor como só um período do dia, como tarde ou manhã, por exemplo. Algumas áreas podem ser feitas até no consultório sob anestesia local (exemplo: anestesio local em volta do umbigo, na região posterior do braço ou da coxa onde tiver gordura localizada, com cânulas mais fininhas e vou fazer lipoenxertia por exemplo nos lábios, na região malar (maçãs do rosto), na junção da pálpebra inferior com região malar em caso de afundamentos nessa região).

Na lipoenxertia corremos o risco de ter rejeição?
Na lipoenxertia não corremos o risco de ter rejeição uma vez que a gordura colocada é autóloga, do próprio paciente e está aí uma grande vantagem desta em relação a outros preenchedores.

Essa gordura colocada é reabsorvida?
Às vezes você injeta a gordura e o paciente, como em toda lipoaspiração, fica inchado, inclusive onde injetou gordura. Após um tempo, em geral num período entre 1 a 3 semanas, o corpo desincha e desincha também o local onde foi enxertada gordura e o paciente tem a sensação de que a gordura foi absorvida. Na verdade ele estava todo inchado, inclusive na área enxertada e aquele volume já diminuiu.

Claro que sabemos que da quantidade de gordura que colocamos um pouco é reabsorvida. Hoje temos uma estatística que diz que o corpo consegue reter entre 60 a 70% dessa gordura que injetamos. E o que fica, fica para sempre. Tanto é que se o paciente engordar, engorda essa região também.

Quantos kg são necessários estar acima do peso para que se retire a gordura?
O ideal é não estar acima do peso e ter IMC entre 25-26 para um resultado mais duradouro e mais adequado com a cirurgia. Se você tira 4 litros de alguém que precisa perder 10kg não dará tanto resultado. Além da chance grande dela engordar depois do procedimento devido a falta de preparo.

A paciente costuma dizer que a cirurgia é um estímulo. Então podemos pedir a ela por exemplo que perca uma parte do peso antes para então fazermos a cirurgia e depois pedimos que perca o restante.

Mas infelizmente é preciso mudar a alimentação e colocar a atividade física como rotina. Caso contrário, a paciente passará por um procedimento que como todo procedimento não é isento de risco e o objetivo final de um resultado bom e duradouro não será atingido.

6 Razões para dizer sim a lipoenxertia
1) Naturalidade, boa integração
2) Melhoria da qualidade da pele no local em que é colocada
3) Cicatriz quase imperceptível
4) Índice de Rejeição praticamente nulo
5) Pode ser usada para volumizar, melhorar o contorno corporal, corrigir pequenas assimetrias e imperfeiçoes, bem como atenuar marcas de expressão
6) Contribui para a melhora da autoestima
7) Procedimento relativamente seguro com índice baixo de insucesso e alto de satisfação.

“Um bom resultado da lipoescultura não depende de uma grande infiltração de gordura, mas de uma forma refinada de combinar a eliminação de gordura com a lipoaspiração e a lipoenxertia para modelar o corpo”.

A equipe Clean Life tem 3 Cirurgiões Plásticos à sua disposição e oferece diversos tipos de procedimentos para te deixar ainda mais bonita. Agende já a sua consulta !!!!