Mamoplastia Redutora

O QUE É A CIRURGIA DE REDUÇÃO DE MAMA?

Também conhecida como mamoplastia redutora, a redução de mama remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para atingir um tamanho de mama proporcional com o seu corpo e aliviar o desconforto associado com seios muito grandes.

CIRURGIA DE REDUÇÃO DE MAMA

Melhore a aparência com a cirurgia de redução de mama

Seios excessivamente grandes podem causar, em algumas mulheres, problemas emocionais e de saúde. O peso do tecido mamário em excesso pode prejudicar sua capacidade de levar uma vida ativa. O desconforto emocional e o autoconhecimento, muitas vezes, associados a seios grandes e caídos, é um problema para muitas mulheres, pois podem causar desconforto e dor.

É INDICADA PARA MIM?

A cirurgia de redução de mama é um procedimento individualizado e você deve fazê-lo para si mesma, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para tentar se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

REDUÇÃO DE MAMA É UMA BOA OPÇÃO PARA VOCÊ SE:

• Você estiver fisicamente saudável,
• Você tem expectativas realistas,
• Você não fuma,
• Você está incomodada com a sensação de que seus seios são muito grandes,
• Seus seios limitam sua atividade física,
• Você tem dor nas costas, pescoço e ombro causada pelo peso de seus seios,
• Você tem depressão nos ombros, no lugar das alças do sutiã, devido ao peso de seus seios,
• Você tem irritação da pele abaixo do sulco da mama,
• Seus seios são flácidos e pendentes,
• O mamilo está abaixo do sulco da mama quando seus seios não são sustentados,
• Você tem aréolas alargadas e pele flácida.

O QUE SABER ANTES DA CIRURGIA DE REDUÇÃO DE MAMA

O sucesso e a segurança de seu procedimento de redução de mama dependem de sua sinceridade durante a consulta. Você será questionada sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.

• As condições médicas, alergia medicamentosa e tratamentos médicos,
• Cirurgias prévias,
• Histórico familiar de câncer de mama e resultados de mamografias ou biópsias anteriores.

• Avaliar o seu estado geral de saúde e todas as condições pré-existentes de saúde ou fatores de risco,
• Examinar seus seios, tirar medidas detalhadas de seu tamanho e forma, verificar a qualidade da pele e a posição dos mamilos e das aréolas,
• Discutir suas opções e recomendar o tratamento mais adequado,
• Discutir resultados possíveis do processo de redução de mama e quaisquer riscos ou complicações potenciais,
• Discutir o tipo de anestesia a ser usado durante o procedimento de redução de mama.

A decisão de se submeter à cirurgia de redução de mama é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos da cirurgia e potenciais complicações são aceitáveis. O seu cirurgião plástico e/ou assistentes vão lhe explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia. Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual irá se submeter e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

POSSÍVEIS RISCOS DA CIRURGIA

• Cicatriz desfavorável,
• Infecção,
• Alterações de sensibilidade no mamilo ou na mama, que podem ser temporárias ou permanentes,
• Riscos anestésicos,
• Sangramento (hematoma),
• Má cicatrização,
• Contorno e forma da mama irregulares,
• Descoloração da pele, alterações permanentes da pigmentação, inchaço e hematomas,
• Danos em estruturas mais profundas tais como nervos, vasos sanguíneos, músculos e pulmões, podendo ocorrer de forma temporária ou permanente,
• Assimetria de mama,
• Acúmulo de líquido (seroma),
• Rigidez excessiva do peito,
• Possibilidade de incapacidade de amamentar,
• Potencial de necrose da pele/tecido onde se encontram as incisões,
• Possibilidade de necrose total ou parcial do mamilo e da aréola,
• Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares,
• Dor, que pode perdurar,
• Alergias à fita, à sutura, a colas, a produtos derivados do sangue, a medicações tópicas e injetáveis,
• Necrose da pele,
• Possibilidade de novo procedimento cirúrgico (retoque).

VOCÊ DEVE SABER QUE

• A cirurgia de redução de mama pode interferir com alguns procedimentos diagnósticos,
• Piercing na mama e no mamilo pode causar infecção,
• Sua capacidade de amamentar após a mamoplastia redutora pode ser prejudicada, sendo assim, converse com o seu médico se estiver planejando ter filhos,
• O procedimento de redução de mama pode ser realizado em qualquer idade, mas, apresenta melhor resultado quando os seios estão totalmente desenvolvidos,
• Mudanças nos seios, durante a gravidez, podem alterar os resultados da cirurgia, assim como oscilações significativas de peso.

A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Apesar de bons resultados serem esperados, não há qualquer garantia. Em algumas situações, pode não ser possível atingir os melhores resultados com um único procedimento, sendo necessária uma nova cirurgia.

AO RECEBER ALTA

Se você sentir falta de ar, dores no peito ou batimentos cardíacos anormais, procure atendimento médico imediatamente. Se algumas destas complicações ocorrerem, você pode precisar de internação e de tratamento adicional.

SEJA CUIDADOSO

Seguir as recomendações do seu médico é fundamental para o sucesso da cirurgia. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas à força excessiva, à escoriação, ou ao movimento durante o tempo de cicatrização.

FAÇA PERGUNTAS

É muito importante tirar todas as dúvidas diretamente com seu cirurgião plástico. É natural que sinta um pouco de ansiedade, seja expectativa com sua nova aparência ou estresse pré-operatório. Discuta estes sentimentos com seu cirurgião plástico.

PREVIAMENTE À CIRURGIA, PODE SER NECESSÁRIO

• Realizar exames laboratoriais ou avaliação médica,
• Tomar certos medicamentos ou ajustar os medicamentos atuais,
• Fazer uma mamografia de base antes da cirurgia e outra após a cirurgia para ajudar a detectar quaisquer mudanças futuras no tecido mamário,
• Evitar tomar aspirina, antiinflamatórios e medicações naturais, pois podem aumentar o sangramento.

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

O que acontece durante a cirurgia de redução de mama?

A cirurgia de redução de mama geralmente é realizada através de incisões nos seios com a remoção cirúrgica do excesso de gordura, do tecido glandular e de pele. Em alguns casos, o excesso de gordura pode ser removido através de lipoaspiração, em conjunto com as técnicas descritas abaixo. A técnica usada para reduzir o tamanho de seus seios será determinada por suas particularidades anatômicas, composição da mama, quantidade de redução desejada, suas preferências pessoais e aconselhamento do cirurgião.

Etapa 1 – Anestesia

Medicamentos são administrados para o seu conforto durante a cirurgia. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.

Opções de incisão incluem:

• Padrão circular em torno da aréola. As linhas de incisão que permanecem são visíveis e as cicatrizes permanentes, no entanto, geralmente ficam bem escondidas sob • maiô ou sutiã,
• Padrão de fechadura ou forma de raquete, com uma incisão ao redor da aréola e, verticalmente, para baixo, até o sulco da mama,
• Padrão de incisão em forma de T invertido ou de âncora.

Etapa 3 – Remoção do tecido e reposicionamento

Após a incisão, o mamilo (que permanece com seu suprimento sanguíneo original) é reposicionado. A aréola é reduzida através da excisão de pele no perímetro, se necessário. Tecido mamário subjacente é reduzido, levantado e modelado. Ocasionalmente, em casos de seios extremamente grandes e pendentes, o mamilo e a aréola podem precisar ser removidos e transplantados para posição mais alta no seio (mamilo enxerto livre).

Aproximam-se as incisões para remodelar a mama, agora, em menor tamanho. As suturas são realizadas em camadas profundas dentro do tecido mamário para criar e sustentar os seios; suturas, adesivos, pele e/ou fita cirúrgica podem fechar a pele. As cicatrizes são permanentes, mas, na maioria dos casos, tendem a melhorar significativamente ao longo do tempo.

Passo 5 – Resultados

Os resultados da cirurgia de redução de mama são imediatamente visíveis. Com o tempo, o inchaço diminui.

RECUPERAÇÃO PÓS-OPERATÓRIA

procedimento de redução da mama é finalizado, gazes e micropore serão aplicados nas incisões. Uma bandagem elástica ou sutiã podem ser usados para minimizar o inchaço e sustentar os seios. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.

FAÇA PERGUNTAS SOBRE O PERÍODO DE RECUPERAÇÃO

• Onde vou permanecer em recuperação após o final da cirurgia?
• Qual medicação vai me ser dada ou prescrita após a cirurgia?
• Serão necessários curativos após a cirurgia? Quando serão removidos?
• Os pontos serão removidos? Quando?
• Quando é que posso retomar as atividades normais e exercício físico?
• Quando será a consulta de retorno?

RESULTADOS

O novo tamanho da mama ajudará a aliviar a dor e as limitações físicas existentes previamente à cirurgia. A mama mais proporcional poderá melhorar sua autoestima e autoconfiança. No entanto, ao longo do tempo, seus seios podem mudar devido ao envelhecimento, às oscilações de peso, aos fatores hormonais e à gravidade.

GLOSSÁRIO

• Aréola: Pele pigmentada ao redor do mamilo.
• Redução da mama: Também conhecida como mamoplastia redutora, é a remoção cirúrgica do tecido mamário para reduzir o tamanho dos seios.
• Anestesia geral: Drogas e/ou gases utilizados durante a cirurgia para aliviar a dor e diminuir a consciência.
• Hematoma: Acúmulo de sangue sob a pele.
• Sedação intravenosa: Sedativos administrados por injeção na veia para ajudar a relaxar.
• Lipoaspiração: Procedimento que aspira a gordura por debaixo da superfície da pele para reduzir o volume.
• Anestesia local: Droga injetada diretamente no local da incisão durante a cirurgia para aliviar a dor.
• Mamografia: Uma imagem de raios-x da mama.
• RM (Ressonância Magnética): Exame indolor para avaliar o tecido da mama, semelhante a um raio-x.
• Mamoplastia redutora: Remoção cirúrgica de tecido da mama para reduzir o tamanho dos seios, também conhecida como cirurgia de redução da mama.
• Suturas: Pontos utilizados pelos cirurgiões para manter a pele e o tecido unidos.

PERGUNTAS A FAZER AO CIRURGIÃO

Use estas perguntas como um guia durante a sua consulta:

• Você é especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica?
• Você foi treinado especificamente no campo da cirurgia plástica?
• Quantos anos de treinamento em cirurgia plástica você teve?
• Onde e como será realizado o procedimento?
• A instalação do centro cirúrgico é autorizada pela Vigilância Sanitária?
• Sou um bom candidato a este procedimento?
• O que se espera de mim para que os melhores resultados sejam obtidos?
• Qual o tempo de recuperação, e que tipo de ajuda vou precisar durante minha recuperação?
• Quais são os riscos e complicações associados ao procedimento?
• Como são tratadas as complicações de redução de mama?
• Como a cirurgia pode afetar minha capacidade de amamentar?
• Como posso esperar a evolução dos meus seios ao longo do tempo? Após a gravidez? Após a amamentação?